sábado, 16 de setembro de 2017

POLÍTICA BRASILEIRA EM ETERNO DESALINHO

POLÍTICA BRASILEIRA EM ETERNO DESALINHO

“Em todos os lugares encontramos pessoas sempre disposta ao comentário desairoso e ingrato relativamente ao que não sabem. Almas levianas e inconstantes não dominam os movimentos da vida, permanecendo subjugadas pela própria inconsciência. E são essas justamente aquelas que, em suas manifestações instintivas, se portam no que sabem como irracionais. Sua ação particular costuma corromper os assuntos mais sagrados, insultar as intenções mais generosas e ridicularizar os feitos mais nobres”. (Emmanuel).

É necessário, verdadeiramente, saber, para não ser um cego a conduzir outro cego. “Em todas as coisas, para que se tome uma resolução sábia é mister sobre o que se delibera. A maioria dos homens não nota, entretanto, que ignora a essência das coisas. Isso, porém, não os impede de acreditar erroneamente que a conhecem.” O sábio nos mostra que é preciso, não só, conhecer, mas, sobretudo, saber sobre o que se fala. Há uma grande diferença entre conhecer e se saber. O conhecimento é, apenas, uma informação que o ser adquire em seu processo evolutivo. Entretanto, nem sempre, o conhecimento indica um patrimônio do saber. Muitas vezes, conhecer não é sinônimo de saber. Isso porque, a palavra saber vem de saborear, ou seja, tomar da coisa e sentir o seu sabor, eis porque essas palavras, saber e sabor, estão etimologicamente vinculados.

Dessa maneira, o conhecimento pode vir a ser um saber, uma sabedoria, mas, geralmente, esse processo demora a ser realizado. Para se transformar, pois, o conhecimento em saber e em sabedoria é necessário à compreensão real do conhecimento, para, desse modo, poder-se chegar à vivência do mesmo, pois é nesta vivencia que consiste o saborear. Essas palavras foram ditas há muitos anos pelo filósofo grego Sócrates que ficou conhecido com a expressão: “Só sei, que nada sei”. Conheço. Posso chegar, um dia, a compreender. Compreendendo. Estou apto a tentar vivenciar. Vivencio. Agora, realmente sei. Conhecimento – Compromisso – Vivência- Sabedoria, eis a escala. Conhecer indica evolução e desenvolvimento intelectual. Saber indica evolução e desenvolvimento moral.

Nesse rol podemos incluir os nossos representantes políticos, pois se enganam em afirmar que são doutores em política. Na realidade eles são alunos competentes da politicagem que praticam para denegrir a imagem da população que o elegeu. Fatos deletérios, e que, nos enchem de vergonha, da cabeça aos pés, é quando vemos estampado na mídia a seguinte notícia: “Relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF) – Temer liderava esquema criminoso do PMDB, diz Polícia Federal (PF)”. A Polícia Federal concluiu, ontem, em inquérito sore integrantes do PMDB, que o presidente Michel Temer teria poder de comando sobre uma organização criminosa formada por ministros e deputados federais para obter vantagens indevidas.

Operação zelotes: Lula volta a ser denunciado por corrupção, ex-procurador: Miller teria ajudado a JBS ainda na PGR, Entre os crimes atribuídos ao grupo, que tem ainda Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima, estão corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes em licitações e evasão de divisas. Preso, Joesley diz ter “novos áudios”. Polícia Federal vê indícios contra Michel Temer e peemedebistas. Inquérito policial citou que o presidente tinha o poder de comando no grupo batizado de “quadrilhão do PMDB”. Rodrigo Janor deve utilizar conclusões do relatório da Polícia federal para reforçar sua segunda denúncia contra o chefe do Executivo federal. Ministério Público denuncia Lula por corrupção passiva. Ex-presidente e mais seis pessoas foram acusados de negociar Medida Provisória para favorecer montadoras. Principais suspeitas:

No total, Lula é suspeito em onze ações, em três operações, além da zelotes . Em um desses processos, ele foi condenado a mais de nove anos de prisão, mas responde em liberdade, enquanto aguarda julgamento em 2ª. Instância. O petista é réu em outras quatro ações. Confira os seis processos mais importantes em que o ex-presidente está envolvido. Lava Jato: Acusado de ter recebido um tríplex em Guarujá, propina de empreiteiros e ter ocultado tal patrimônio. É suspeito também de receber vantagem indevida da OAS por meio da armazenagem de bens pessoais. Lula foi condenado neste processo. Suspeito de ser o dono do sítio em Atibaia que frequenta, recebido como vantagem indevida de empreiteiras, e de ter ocultado tal patrimônio. O ex-presidente é réu nesta ação. Acusado de obstruir a justiça ao atuar na compra do silêncio de Nestor Cerveró. O petista também responde por esta ação.

Acusado de receber propina da Odebrecht, operada por Antonio Palocci do PT, por meio de compra de terreno para o Instituto Lula e do aluguel de um apartamento ao lado de onde ele mora. O processo é mais um no qual Lula é réu. Janus: Acusado de tráfico de influência para facilitar negócios da Odebrecht financiados pelo BNDES no exterior . O Ex-presidente também responde por essa ação. Tríplex-Guarujá: Acusado de ocultar a propriedade de um tríplex em Guarujá , fruto do estelionato de famílias pela Bancoop empreiteira OAS. O caso foi encaminhado ao juiz Sérgio Moro. Em acordo de delação: Eike propõe pagar multa de R$ 55milhões .O empresário Eike Batista ofereceu o pagamento de multa de cerca de R$ 55 milhões à justiça no acordo de delação premiada que está para ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal nas próximas semanas.

O valor seria uma espécie de “ressarcimento” por toda a propina que Eike tria pago a agentes públicos. A Lava Jato do Rio de Janeiro identificou, na Operação Eficiência, que Eike teria repassado US$ 16,5 milhões ao ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), supostamente para obter vantagens indevidas nos negócios. O valor do ressarcimento prometido por Eike Batista será mais alto do que a fiança de R$ 52 milhões que pagou a 7ª. Vara Federal criminal do Rio de Janeiro. Eike tem ainda R$ 88 milhões em espécie, além de móveis e carro, bloqueados em outros processos. O fundador do Grupo X cumpre prisão domiciliar e está afastado da administração direta de seus negócios. Dyogo: ’Reforma mais urgente é a da Previdência”. Ministro defende mais foco para a questão das aposentadorias e diz que ‘reforma Tributária’ é o passo seguinte.

Na esperança de uma nova candidatura Lula faz caravanas pelo Nordeste. Guimarães :’Ninguém se elege no Ceará sem Lula’. Fala pode ser interpretada como “mensagem cifrada” ao governador Camilo Santana, que evita anunciar apoio explícito a uma candidatura de Lula em 2018. Ex-presidente percorreu cerca de 500 km pelo Ceará nesse mês. “ A espontaneidade de quem acompanhou faz todo mundo ter que pensar nisso, porque ninguém se elege no Ceará sem o Lula. E a imagem do Lula é a imagem nossa”. “Essa passagem desconstituiu mitos. O primeiro é a de que o PT tem militância paga, o outro é que ele perdeu base social mas ruas”. ( José Guimaraes- PT/CE).” O Camilo sabe que fora do PT ele é uma coisa completamente diferente de ele dentro, com marca 13, com toda a identidade e o lula ao lado”. ( De Assis Diniz-presidente do PT/CE).

Amazônia. O cearense que ”desmanchou “ o decreto de Temer . Antonio Carlos Fernandes é o autor popular que levou à suspensão do decreto presidencial que extinguia a área. Coincidentemente é o mesmo que, há dois anos “cantou” Dilma Rousseff em Fortaleza. “ O Temer é um constitucionalista , eu inclusive tenho livros dele, mas eu digo que ele infringiu o artigo 255 da Constituição federal nos incisos IV e VII”. Temer . Não dá para governar sem cooptação, diz advogado. Em Congresso de Direito Eleitoral, advogado do presidente Michel Temer diz que “sem redução do número de partidos, o próximo presidente do Brasil vai ser cassado ou preso”. O primeiro Congresso Cearense de Direito Eleitoral, que se realizou em Fortaleza foi muito movimentado. Com palestras, presença do ministro Tarcísio Vieira do TSE. O Congresso se realiza para ajustar tudo que está pendente em termos de eleições.

Lava Jato: Janot pede prisão de Joesley, diretor da JBS e ex-procurador . PGR denuncia cúpula do PMDB; Polícia Federal prende Geddel. O Procurador – Geral Rodrigo Janot, envio ao Supremo Tribunal Federal pedido de prisão de Joesley Batista , de Ricardo Saud e do ex-procurador Marcelo Miller após gravações feitas pelos próprios sócios da JBS. O pedido remetido por Rodrigo Janot ao Supremo ainda precisa ser analisado pelo ministro Edson Fachin , relator da Lava Jato. Ressalte-se que Joesley e Saud já estão presos. Após um belo trabalho chega ao fim à era Janot. Guerra com cúpulas dos três poderes desafia sucessora. Após quatro anos no comando do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot entra na última e mais turbulenta semana de sala gestão. Com novas denúncias na fila e sucessora que promete guinada brusca no órgão, procurador deixa o cargo em meio ao mais conturbado processo de transição na história da PGR.

Janot denuncia cúpula do Partido de Temer. As lideranças da confiança do presidente Michel Temer são acusadas de contratar as diretorias da Transpetro e Petrobras para desviar recursos públicos. A PGR quer o pagamento de R$ 200 milhões de indenização. “Decidiram se juntar e dividir os cargos públicos mais relevantes de forma que todos pudessem ter fone de vantagens indevidas”. ( Rodrigo Janot). Funaro acusa Eunício de ter recebido R% 1,5 milhão e Geddel é preso de novo após apreensão de R$ 51 milhões escondidos em apartamento. ( A denúncia) é uma cortina de fumaça lançada por Rodrigo Janot, nos seus últimos dias de PGR, para confundir a opinião pública”. (Jáder Barbalho, senador da República pelo Pará). Janot diz que escolha do nome de Raquel Dodge como sua substituta foi legítima ( Fonte: Estadão).

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que a escolha do nome de Raquel Dodge como sua substituta foi legítima e representa um avanço institucional enorme apesar de seu favorito ser Nicolau Dino, o mais votado. “Participei de dois processos e integrei a lista em primeiro lugar. Nas minhas campanhas, eu disse que o primeiro nome da lista não é obrigatório. O importante é consolidar a lista. Isso ele (Temer) fez. É um avanço constitucional enorme. A lista é tríplice. A escolha para mim foi legítima”, disse ele. Durante palestra no 12º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo, neste sábado (1º), Janot afirmou que vai manter o mesmo ritmo de trabalho até o dia 17 de setembro, quando então passará o bastão para Raquel Dodge, segunda mais votada na lista tríplice da Procuradoria. “Enquanto houver bambu, lá vai flecha. Até 17 de setembro a caneta está na minha mão.

Dia 18 não está mais. Ainda bem. Vou continuar nesse ritmo que estou”. Questionado sobre a rivalidade com a sua sucessora, ele afirmou que não a persegue e que suas divergências com ela são apenas de entendimento. “Dizem que a persigo, que sou inimigo. Não tenho nada contra a doutora Raquel. Temos diferença de entendimento. Tenho que ter flexibilidade para fazer acordo de delação. Caso contrário, não tem acordo”, observou. O nome mais votado da lista da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) foi o do subprocurador-geral Nicolau Dino, com 621 votos. Raquel recebeu 587 votos. Eita que politicagem maluca. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- JORNALISTA- MEMBRO DA ACE- DA UBT- DO RECANTO DAS LETRAS- DO PARA LER E PENSAR- DO PORTAL CEN( LUSO-BRASILEIRO) E DA ALOMERCE.

Nenhum comentário:

JORNALISMO PELO BRASIL

ANTONIO PAIVA RODRIGUES

Minha foto
FORTALEZA, CEARÁ, Brazil
SOU JORNALISTA, MILITAR, CELPM R/R, GESTOR DE EMPRESAS, GOSTO DE LER E ESCREVER,SOU IMPERFEITO COMO TODO SER HUMANO! AMO A DEUS E A JESUS DE NAZARÉ, SOU ESPIRITISTA PRATICANTE.

A OUVIR

A OUVIR
ASSOCIAÇÃO DOS OUVINTES DE RÁDIO DO CEARÁ

CORDÉIS

CORDÉIS
CÍCERO MODESTO GOMES E DALVA MOREIRA

CORDÉIS E OUTROS POEMAS

CORDÉIS E OUTROS POEMAS
PATATIVA DO ASSARÉ(ORGANIZADOR PROF.GILMAR DE CARVALHO)

PINTANDO O SETE

PINTANDO O SETE
WALDIR RODRIGUES DE CARVALHO

MINICONTOS

MINICONTOS
WALDIR RODRIGUES DE CARVALHO

DOCE AMARGURA

DOCE AMARGURA
WALDIR RODRIGUES

CONTRACAPA

CONTRACAPA
DOCE AMARGURA(WALDIR RODRIGUES)

TURISMANDO ESTRELAS

TURISMANDO ESTRELAS
WALDIR RODRIGUES

CRÔNICAS

CRÔNICAS
ILUSÃO DO ETERNO(WALDIR RODRIGUES)

NOVELA MILENA

NOVELA MILENA
WALDIR RODRIGUES

CONTRACAPA

CONTRACAPA
SONETOS DO WALDIR RODRIGUES

SONETOS

SONETOS
WALDIR RODRIGUES DE CARVALHO

O BRASIL E O BRASILEIRO

O BRASIL E O BRASILEIRO

O brasileiro pelas suas origens doridas e alicerçadas no sofrimento, cuja experiência é multifária, nos leva a conclusão que entre a “desordem” natural das coisas existe a permissão e estimulação do excesso verossímil dessa sentença. Pelo seu comportamento de liberdade onde a vontade de fazer esbarra em duas palavras: “Continência e Disciplina”. Deixa o brasileiro nas amarras e sem poder desenvolver sua potencialidade oticada. Vem então à aplicação daquilo que adquiriu no berço e que o malogro poderá prejudicá-lo. É o emprego da famosa “malandragem” e o carismático “jeitinho brasileiro”. O brasileiro se insere na expressão do correto clichê popular de que: “O homem é produto do meio”, esquecendo-se, porém de dar conotação de que esse meio foi construído por ele próprio. Nós reagimos a tudo e gostamos de apelidar certos fatos de “frescuras”. Certa vez um determinado senhor ao desobedecer com certa “constância” às placas de advertência, por exemplo: Não pise na grama, não cuspa no chão, não jogue lixo na água e na rua. Com jeito hilário e maroto disse: “Meu amigo se eu obedecesse todas as advertências que vejo estaria de barriga cheia”.

Espantado o fiscal perguntou: Por quê? Ele com sua malandragem habitual e com jeitinho todo especial afirmou: “sempre vejo beba coca-cola. Bela coca-cola”. No livro “Carnavais malandros e heróis”, o dilema que colocamos com outras conotações tem outro aspecto. Isso pode isto não pode. Estas conotações e nuanças nada mais são do que a figura social do indivíduo brasiliano sujeita as leis universais. O ser humano não está isento das relações sociais, o mais importante é saber como reagir diante de tantas proibições ou avisos de segurança se não estamos intelectualmente preparados para esse mister. Essa cultura ainda não nos açambarcou. Se for multado procure um amigo para não pagar a multa. Se for barrado em blitze procure todos os meios para não ser punido se estiver errado (jeitinho e malandragem brasileiros). Essa ação de desculpa é seguida dos mais diversos motivos, desde o convencimento ao suborno. Se não pagou a dívida no dia do vencimento se nega a pagar juros alegando motivos inocentes e pueris.

Se entrar numa fila homérica se posta diante de uma pessoa mais a frente começa um bate-papo para ludibriar os companheiros de fila, e ser atendido iludindo os demais. É assim o dia do brasileiro. É o chamado “moleque” na expressão escorreita da palavra. Para não pagar pelo consumo de energia usa o velho “gato”. Ao ser descoberto afirma que de nada sabia chegando ao ponto de chorar para amolecer o coração do fiscal. Enquanto em países do primeiro mundo as leis são cumpridas com rigor, aqui tudo se leva na brincadeira, no faz de conta. Existe uma enorme diferença entre regras jurídicas e práticas da vida diária. Na verdade o brasileiro através do jeitinho que só ele sabe gosta de levar vantagem em tudo aplicando a “lei do Gerson”. Gosto de levar vantagem em tudo; certo! O jeitinho e a malandragem nada mais são do que a lúdica vontade de burlar e auferir as benesses do velho privilégio.

A destruição dessas “bonanças” trouxe o convencimento humano do certo e do errado. Sabe quem eu sou com quem está falando? Eu sou Dr. Fulano de tal termo usado para conseguir seu intento, na nomenclatura popular essa atitude recebe a sinonímia da “velha carteirada”. Tudo aqui explanado nos leva a condição de pertencermos a um país onde a lei significa “tudo pode” e é regulamentada formalmente pelos prazeres e destruição de projetos e iniciativas. O “jeitinho e a malandragem” são processos simples e tocantes constando de uma dramatização em três atos: um deles é a pessoa que passa despercebida pela sua modesta posição e seu jeito simples de vestir. Pode ser até uma pessoa rica e de personalidade, mas no Brasil a aparência vale muito e essa pessoa está sujeita em segundo plano. O segundo seria a prática da persuasão e convencimento, a velha lábia. E tirar proveito de tudo. Na realidade o jeitinho e a malandragem fazem parte da cultura do brasileiro. Aqui na terrinha depois de vários dias de chuvas intensas o sol decidiu dar as caras fazendo com que muita gente saísse de casa para vaiar o astro rei, o sol. Esse fato aconteceu na Praça do Ferreira na capital cearense.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

A PAZ

A PAZ

Na pedagogia Divinal inserimos a paz, o pilotis da esperança,

Tentáculos descortinados de amor, de corações malogrados,

Magoados, estatizados, escorraçados, estéreis sem bonança.

Alvitrando um pazear de confiança, antevendo os esposados.

Ondas calmas, tranqüilas, cheias de segredos auferindo paz,

Capazes de transbordarem na fonte num momento de lampejo.

Exterminar a violência, o mal, em atitude desregrada e voraz,

Onde o mal imanta e desencanta o aguilhão do bem que cortejo.

Alvitramos orbe de esperanças e felicidades, chega de sofrimentos.

O mundo é um lamento, o violento adentra nas cantigas de ninar,

Reciprocidade vibratória e redentora interage nossos pensamentos

Na meditação acoplamos o Cristo vêm à mente, silente a cortejar.

No orbe terrestre a fraternidade, a caridade são sementes ubertosas.

Quando o futuro se torna obscuro, a prece, a oração são soluções.

Quando os seres humanos não encontram diretrizes prodigiosas,

Excogitando esperanças no Pai Divino, na execração das ilusões.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

QUAL AVALIAÇÃO VOCÊ DARIA A ESTE BLOG

ALOMERCE

ALOMERCE
JURAMENTO DOS ACADÊMICOS

AORECE E ALOMERCE

AORECE E ALOMERCE
TEXTOS NO CONTEXTO OFICIAL DA AORECE E ALOMERCE

REVISTA DA AORECE

REVISTA DA AORECE
SENTINELA

LIVRO

LIVRO
80 ANOS DA ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE IMPRENSA(ACI) DETALHES SOBRE A HISTÓRIA DO RÁDIO NO CEARÁ, NO BRASIL E NO MUNDO

LIVRO

LIVRO
VIOLÊNCIA: O DILEMA DA SOCIEDADE

LIVRO

LIVRO
MEIOS DE COMUNICAÇÃO E ESPIRITISMO

LIVRO

LIVRO
CRÍTICAS, CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE RELIGIÃO

LIVRO

LIVRO
AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE UM ESTUDANTE DE JORNALISMO